quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Memórias

Dei por mim a ouvir "Fotos do Fogo", de Sérgio Godinho.
E lembrei-me.
Lembrei-me que de manhã ouvia esta música, antes de ir para a escola. Lembro-me de uma vez que entrei na aula de Biologia e tinha esta música na cabeça e escrevi a letra toda no caderno. Depois, olhei pela janela, para os montes e vales, para o verde, para o ar... e lembrei-me que tinha que me lembrar daquele local enquanto estivesse na Faculdade. E nos meus pensamentos, substituí as cores da natureza por prédios, como se estivesse na universidade. Como se não pudesse ver mais que o prédio da frente. Oh... como não tive a noção de que eram inúteis todos aqueles pensamentos. Divaguei muito, naquela aula.
E noutras.
Quando estava aborrecida, lembrava-me que estava quase no curso da minha vida, que só ia estudar o que queria e que ia ler todos os dias coisas interessantes.
E assim foi.
Mas naquela fatídica manhã de Biologia... queria que a aula não acabasse mais, para poder pensar na faculdade.
Na semana passada, numa manhã de quinta feira (que era quando tinha biologia), entrei na aula de Lógica. Sentei-me cá atrás, que não é meu costume. E aí sim. Dei por mim a olhar pela janela, perdida em pensamentos, outra vez. Pensando que aquele descampado feio e o estádio do Sporting que me parecia engolir, podiam ser os montes e vales onde fui criada.
Ali estava eu na universidade. Uma mão cheia de ambições e a outra cheia de verde.

Onde me situo, afinal?

Próximo post: Mimesis e Catarsis