domingo, 19 de dezembro de 2010

WikiLeaks, o que é?

Boa noite!

Hoje senti vontade de vos falar sobre WikiLeaks. Isto porque no outro dia, em conversa com amigos, me perguntaram se tinha alguma coisa a ver com wikipédia. E eu fiquei com cara de estúpida a olhar. Quase como "gostas mais da tua mãe ou do teu pai?".
Dado este trocadilho, eu decidi ir à Wikipédia buscar informação sobre a WikiLeaks :D

WikiLeaks é uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia,[1] que publica, em seu site, posts de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis. O site foi construído com base em vários pacotes de software, incluindo MediaWiki, Freenet, Tor e PGP.[2] Apesar do seu nome, a WikiLeaks não é uma wiki - leitores que não têm as permissões adequadas não podem editar o seu conteúdo.

Para a postagem, a WikiLeaks recomenda vivamente o uso do Tor, visando a preservar a privacidade dos seus usuários,[3] e garante que a informação colocada pelos usuários não é rastreável. O site, administrado por The Sunshine Press,[4] foi lançado em dezembro de 2006 e, em meados de novembro de 2007, já continha 1,2 milhões de documentos.[5] No site, a organização informa ter sido fundada pordissidentes chineses, jornalistas, matemáticos e tecnólogos dos Estados Unidos, Taiwan, Europa, Austrália e África do Sul.[6][7] Seu diretor é o australiano Julian Assange, jornalista e ciberativista.[8]

Em abril de 2010, o site publicou um vídeo mostrando um helicóptero Apache dos Estados Unidos, no contexto da ocupação do Iraque, matando pelo menos 12 pessoas - dentre as quais dois jornalistas da agência de notícias Reuters - durante um ataque a Bagdá, em2007. O vídeo (Collateral Murder) é uma das mais notáveis publicações do site.[9][10] Outro documento polêmico mostrado pelo site é a cópia de um manual de instruções para tratamento de prisioneiros na prisão militar norte-americana de Guantánamo, em Cuba.


E aqui está a informação. Isto é o básico dos básicos. Depois, têm pela internet fora imeeensas coisas sobre a WikiLeaks, inclusive declarações dos McCann acerca disto. Olhem que vale a pena manterem-se informad@s!


Cheers!

Próximo post: Mimesis e Catarsis