terça-feira, 24 de abril de 2012

Por ora...

No outro dia, em conversa amena e desajeitada, perguntaram-me o que é que era preciso para se gostar de Filosofia. Respondi que havia dois factores decisivos. Aliás, três. Gostar de ler, gostar de escrever e gostar de conhecer. Perguntaram-me se era assim tão simples e eu encolhi os ombros e pensei que de simplicidade isto nada tem. 
E comecei a pensar... há quanto tempo não leio um livro que não seja ensaio explícito, diálogo antigo ou artigo filosófico? Porque se é verdade que leio e escrevo todos os dias, dei-me conta que me está a fazer falta um daqueles livros de tirar a respiração, de ficar agarrado. Os últimos que li, que reli, não tiveram o mesmo sabor do que quando li pela primeira vez.
Como me fazia falta a experiência da leitura despreocupada e somente por prazer, peguei n' A Montanha Mágica, esse clássico que já devia ter lido há muito tempo e não posso acabar a faculdade sem o fazer. Segue-se 'Guerra e Paz'. 
E o que mais vier.
Próximo post: Mimesis e Catarsis