segunda-feira, 23 de abril de 2012

Sexo, identidade sexual, identidade de género e orientação sexual

Olá leitores! Hoje vou sair um bocadinho da rotina dos últimos posts para vos explicar uma coisa que sei que muita gente faz confusão. Nas linhas que se seguem, tentarei ao máximo ser imparcial e dar uma explicação mais ou menos detalhada sobre cada significado.

Com toda a certeza já ouviram pessoas a dizer coisas como:
-Será que esse travesti é ou não operado?
-Aquele 'pôr-de-cabelo' do rapazinho é mesmo gay!
-Lésbicas são mulheres que gostariam de ser homens/têm traumas passados com os homens com quem lidaram.
-Uma pessoa só pode ser, ou homem, ou mulher.
-...

Há qualquer coisa que não está bem nestas afirmações, mas uma pessoa não sabe muito bem como argumentar. Porque na verdade, todas elas parecem correctas até um certo ponto, mas depois... Então está na altura de distinguirmos os conceitos: sexo, identidade sexual, identidade de género e orientação sexual.

Oh gosh... why? why me? 
Para já, há uma coisa que começo por explicar. Quando se fala dos direitos LGBTT, fala-se dos direitos das Lésbicas, dos Gay, dos Bissexuais, dos Transexuais e dos Travestis (não, não é dos Transgénicos!). 
É exactamente isto que esta sigla significa e julgo que não há nenhuma ordem pela qual as letras tenham que estar, sendo que já vi escrito GLBTT e coisas do género. 

Vamos lá então dar por começado oficialmente este post.

a) Sexo

Há dois sexos por excelência, dois mais conhecidos: o feminino (normalmente, as mulheres), o masculino (os homens) e o intersexual (conhecidos por hermafroditas). 
É verdade! Intersexual ou terceiro sexo, ou terceiro género é realmente um sexo. 
Isto porquê: porque um homem nasce com um pénis e com o aparelho reprodutor associado a ele, uma mulher nasce com uma vagina e com o aparelho reprodutor associado a ela e um intersexual nasce com genitais e/ou características sexuais secundárias (como a voz, o desenvolvimento da musculatura...) que fogem dos padrões normalmente associados ao sexo feminino ou masculino. 

Se é verdade que agora estás a pensar 'mas que coisa estranha, nunca vi ninguém assim...' fica sabendo que num em dois mil nascimentos - e não são números vindos de estatísticas americanas - é posto em causa o sexo da criança. 
Também se pode distinguir entre intersexualidade falsa e intersexualidade verdadeira. A intersexualidade verdadeira é quando se regista um igual desenvolvimento dos dois sexos. A intersexualidade falsa é quando um sexo está mais desenvolvido do que o outro.


Simples, hein?


b) Papel de Género

Toda a gente se lembra de, na escola primária, os pais vestirem as meninas de saia e os meninos de calças. E toda a gente sabe que por excelência, os meninos não vestem saia (mas as meninas já podem vestir calças! Yes!). 
O papel de género é isso mesmo: (auto)identificação com o género masculino (dos meninos) ou feminino (das meninas).
Se ainda não está bem percebido, basta responder a quem por norma brinca com Barbies, quem por norma veste cor-de-rosa, quem pinta as unhas, quem vai para a tropa... enfim. Não é nada complicado entender também este conceito e por isso, abstenho-me de mais explicações, se bem que entender este conceito é central para perceber o que é o machismo e o feminismo (que não são opostos um do outro).

'Qual é a dificuldade em perceber que as mulheres estão na cozinha
e os homens no sofá?'
Tem-se na cabeça que, por norma, homossexuais/bissexuais fogem deste padrão e que, cada vez mais, as próprias mulheres também. Mas o GÉNERO é uma construção SOCIAL, não é uma construção biológica. Ou seja, nada tem a ver com o tipo de pessoa pela qual te sentes atraído nem tem a ver com o sexo que possuis. É aqui que género e sexo são coisas totalmente diferentes, já que um género pode identificar-se com o sexo da pessoa ou não. 

'Ele só pode querer ser menina!'
c) Orientação sexual

Parabéns, entraste no início do campo perigoso deste post. Parece que a cada dia que passa surge uma nova tendência sexual e agora já não há só os homossexuais e os heterossexuais! Na verdade, é bem mais complexo que isto. Vamos lá:

Homossexual (por favor, não escrevam 'homosexual'): aquela pessoa que se sente atraída por pessoas do mesmo sexo (não necessariamente do mesmo género) que ela. (os gay, vá lá)

Heterossexual: aquela pessoa que se sente atraída por pessoas do sexo oposto ao dela. (típico 'marido-mulher')

Bissexual: aquela pessoa que se sente atraída por pessoas de ambos os sexos. Atenção gente, isso não significa que ela queira estar com os dois sexos ao mesmo tempo! Nem quando tem um compromisso com alguém do sexo 'x', esteja a olhar para as pessoas do sexo 'y' e 'x' e a querer sabe Deus o quê com elas. 

Assexuado: aquela pessoa que não sente atracção sexual por nenhum sexo. Mais uma vez peço a atenção para aqui. Isto não significa que a pessoa não sinta atracção romântica ou seja alguém sem sentimentos. É um assexuado, não é 'assentimentado', if you know what I mean.

Mas há muuuito mais orientações sexuais que envolvem os conceitos acima expostos, de sexo e de identidade de género. O mercado vende e se ele vende, nós compramos. Round two is about to begin!

Pansexual: aquela pessoa que se sente atraída por todos os sexos. OU SEJA: como nem toda a gente tem, ou pénis, ou vagina, um pansexual sente-se atraído por quem tem pénis, vagina ou ambos os sexos (e não faz necessariamente 'a operação'). 

Heteroflex: eu disse que não ia ser parcial, mas não consigo neste conceito. É aquela pessoa que é heterossexual, mas de vez em quando está com pessoas do mesmo sexo do que ela. Mas então isto não é bissexualidade? Pelo menos, na escala abaixo, eu classificaria como 'nível 1', ou algo do género...

Escala de Kinsley - sim! Existe mesmo!
Objectum-sexual: aquelas pessoas que se sentem sexualmente atraídas por objectos em vez de se sentirem atraídas por pessoas. Não, não são loucas nem têm nenhum distúrbio. Há o paradigmático caso da senhora que casou com a Torre Eiffel e que até mudou o último nome. Curiosidade? Aqui.


d) Identidade de Género

Quanto a isto, há muito que dizer, mas também é fácil de compreender todos os conceitos.

Cissexual: aquela pessoa que está conformada com o seu sexo e gosta de ser do seu sexo. Por exemplo, eu sou mulher (tenho uma vagina), sinto-me mulher (identifico-me com o género socialmente associado às pessoas que têm vagina) e gosto de ser mulher (what else?).

Transsexual: aquela pessoa que nasce com um determinado sexo mas não se identifica em termos de género com ele e preferia ter o género socialmente associado ao sexo com o qual SENTE e não com o qual nasceu biologicamente.
Ou seja: Maria das Couves nasce com uma vagina (ou seja, nasce sem qualquer presença ou indício de pénis), mas começa a ter comportamentos socialmente associados ao género do seu irmão Manuel Joaquim. Maria das Couves é transexual INDEPENDENTEMENTE de fazer 'a operação', porque há uma discrepância em relação ao que ela sente e ao que ela é. 
A sua orientação sexual pode ser uma qualquer, ou seja, pode sentir-se atraída por pessoas do mesmo sexo biológico que ela ou não, ou pode não haver atracção nenhuma.

A identidade de género nada tem a ver com a orientação sexual nem com o sexo que a pessoa tem, mas sim como é que a pessoa se sente no que respeita ao seu género.

Travesti: aquela pessoa que se veste como alguém do sexo oposto ao seu. Nada mais claro. E também nada tem a ver com orientação sexual, identidade de género, bla bla bla bla...

Hi darling! I may not be gay! :)
E agora chegou a altura de fazer uma misturada nestes conceitos todos e aprender de uma vez por todas de que forma é que eles se relacionam!
Por exemplo, a Mariana pode ser heterossexual (orientação sexual), de aparência feminina (papel de género), gostar de ser mulher (identidade de género).
Sounds familiar? Difícil?

E agora, vamos lá responder às perguntas feitas no início do post:


-Será que esse travesti é ou não operado?
Travestis não tiram o pénis, amigo!
-Aquele 'pôr-de-cabelo' do rapazinho é mesmo gay!
Orientação sexual nada tem a ver com papel social de género! :D
-Lésbicas são mulheres que gostariam de ser homens/têm traumas passados com os homens com quem lidaram.
Orientação sexual não é identidade de género.
-Uma pessoa só pode ser, ou homem, ou mulher.
As coisas não são brancas ou pretas no que toca ao sexo.

Espero que tenha sido explícita desta vez. Há uns tempos escrevi outro post sobre direitos desta gente toda, por isso procurem para trás se estiverem interessados, que tem um ou dois meses. Estes conceitos são todos dados como adquiridos aí :)


Próximo post: Mimesis e Catarsis