sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Sobre o Blogue do Ano de 2012

Se há coisa de que gosto é de ler. Ler livros, revistas, blogues, jornais... Ler, só por ler. E se às vezes leio coisas que são realmente interessantes e aumentam o meu conhecimento sobre o mundo para além do mundo, também não desgosto de blogues ou revistas de dentista que às vezes até têm piada. Blogues sobre estilo - que eu não tenho, digo logo - sobre moda - idem - ou sobre sapatos e maquilhagem. Até tenho alguns na minha lista de favoritos que vou visitar de vez em quando, porque são engraçados. Um deles é o Pipoca Mais Doce que ao que parece, é o blogue mais lido em Portugal. Não é nada de especial, a moçoila que escreve tem ar simpático, julgo que foi jornalista e agora tem uma loja de roupa em Lisboa. Do género Sex and City à portuguesa, sem amigas e com marido. Realmente ela dá bons conselhos de moda - com roupa que ficaria bem a toda a gente mas caríssima - e tem bastante gosto a vestir-se. É um bom blogue, engraçado, descontraído, no qual se passam cinco ou dez minutos engraçados para depois se voltar à normalidade.

Como gosto dele, subscrevo-o no facebook. Qual não é o meu espanto quando hoje, na minha página de notícias, aparece a novidade de que a dona do blogue ganhou o prémio 'blogue do ano'! Fiquei sem vida. Para morrer. Quero dizer, blogue do ano? Mas que brincadeira é esta? Será que somos todos cordeiros à procura de um escape completamente virtual que nos faça viver a vida da senhora por um bocadinho? É que o facto de o blogue ser uma coisa 'quase diário' de uma pessoa normal faz dele mais um blogue, mas nem por sombras é O BLOGUE. Não estou a tentar ser pseudo-intelectual, armada em canelas de chibo com a mania que só lê artigos científicos/filosóficos e que não pega nas revistas de dentista para saber as mexeriquices da rainha do c* de Judas, mas há coisas que me chateiam mesmo e uma delas é que um blogue que não traz nada de novo a ninguém nos termos que necessitamos actualmente - e com isto refiro-me a política, ética e economia - ganhe o maior prémio da blogosfera. Desculpem leitores, se ficaram contentes com o facto de aquele blogue o ter ganho; eu não fiquei.

E não me interpretem mal, porque quando se dá uma opinião negativa sobre uma coisa que muita gente gosta, é preciso explicá-la bem. Não estou a dizer que o blogue não presta - digo é que não merece um prémio que o dignifique desta forma. E então e o Menina Limão? E o A Ronda dos Dias? O Ponteiros Parados? Ana de Amsterdam? Nenhum deles é um blogue intelectual, mas não é um pedacinho de papel cor-de-rosa de pouca qualidade! E se querem coisas mais intelectualizadas, que tal o Crítica na Rede? Pois é. Ainda ninguém se lembrou que há pessoas que podem não escrever sobre o que é importante, mas escrevem divinalmente. Imagine-se agora que o Paulo Coelho ganhava o Nóbel da Literatura. Que jeito tinha isso? Nenhum. É exactamente a mesma coisa, como podem facilmente concordar.
E numa era em que estamos todos calados e conformados, acho indecente que se eleja um blogue que disfarça o silenciozinho com sapatos e malas.

Ga..ganhou? AHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!


anadeamsterdam.blogspot.com
arondadosdias.blogspot.com
ponteirosparados.blogspot.com
Próximo post: Mimesis e Catarsis