sexta-feira, 16 de março de 2012

El Greco

Recentemente estive em Toledo e dei-me conta que não conhecia um dos melhores pintores de sempre. El Greco. Que falha na minha cultura, realmente! É pena que na escola não aprendamos este tipo de coisas em EVT (ainda existe?) ou educação visual... É que o que lá fazemos acaba por ser uma perda de tempo. Lembro-me de uma vez que tivémos que construir um anúncio publicitário. Ficou uma borrada, da parte de quase toda a gente. E o próprio professor não ajudava, deixava-nos como uns pequenos loucos, desenhar o que queríamos, sem qualquer tipo de método. É por essa razão que eu sou o desastre que sou hoje quando pego num lápis. E é também por essa razão que cada vez mais aprecio pintura.
El Greco não é excepção: o que mais me impressionou foi a luz que têm os seus quadros, em contraste com o fundo negro. Mais ainda, por ter pintado todos os apóstolos e o próprio Salvador de uma forma quase tridimensional. 

Não nasceu em Espanha, que nuestro hermanos não se convençam de uma coisa dessas! Nasceu na Grécia e na verdade chamava-se Doménicos Theotokópoulos mas entretanto mudou-se para cá. E, louros sejam atribuídos, foi em Toledo que produziu as suas principais obras. Em vez de estar aqui com história - que realmente é bastante interessante, dado que teve vários períodos aos quais vale mesmo a pena prestar atenção - deixo-vos aqui o link da mesma e abaixo algumas pinturas para que possam apreciar.
(Já mencionei que arte sacra é a minha mais recente obsessão?)

Cristo carregando a cruz



Mulher com peles


O baptismo de Cristo


Próximo post: Mimesis e Catarsis