terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O cupcake, de Platão

Boa noite!

Bom, hoje saio um bocadinho da habitual cosmética e conselhos para vos falar deste meu tema de trabalho.
É o trabalho da cadeira de Filosofia Antiga e contará a nota praticamente toda, tirando a parte em que o vamos defender oralmente numa data a combinar pelo professor. Para já, terá que ser entregue até dia 3 de Janeiro e vou começar hoje a fazê-lo, tendo em conta que há muita lógica para estudar e mais outros dois trabalhos para fazer. Assim sendo, vou focar-me no tema principal, que é o Amor. Mais directamente, no discurso de Sócrates.
A questão é que não sei bem como fazer um trabalho universitário. Os trabalhos que fazemos nos secundário são uma treta, com aquela introduçãozinha que diz a mesma coisa que diz na conclusão e cuja capa e parte mais interessante do trabalho.
No secundário, só no meu 12º ano é que comecei a escrever trabalhos, e mesmo assim foram só dois ou três. Resultado: como os professores não estão para perder uma aula a ensinar a trabalhar um texto ou um livro e como nunca na vida tive literatura a não ser Pessoa e Saramago, que é comum a todas as áreas, fico mais ou menos aflita.
A questão que aqui se coloca não é bem a de não saber como fazer um trabalho, é mais aquela de, como é que se trabalha um texto a nível académico...
Sugestões aceitam-se.

Fora isto, digamos que Platão é a coisa mais bonita, mais pomposa e deliciosa de sempre! Platão é como um bom, um excelente cupcake!

Próximo post: Mimesis e Catarsis