terça-feira, 17 de maio de 2011

Dia 12 - Consegui! :D

A coisa hoje começou cedo e sem vontade. Não tinha mesmo vontadinha nenhuma para nada, estava apática e sem força. Mas como não posso desistir até ter perdido os 12kg que tenho que perder (já viram a barra ali em cima? A Joaninha vai andando à medida que vou perdendo peso. Infelizmente a massa muscular é mais pesada que a gordura, mas a ver vamos :D) lá fui eu para o ginásio. E passou-se uma coisa bastante interessante. Apercebi-me que suo que nem uma louca quando faço os exercícios mas nunca fico vermelha. Aliás, até fico um bocado esbranquiçada - de tal forma que o treinador que lá estava perguntou se eu me estava a sentir bem. Não sei se será um problema de circulação ou assim, mas não era suposto ficar rosada, pelo menos? Unh...

Bem, mas a boa novidade é que fiz questão de pôr a fita métrica à vonta da cintura e apercebi-me que tinha perdido UM CENTÍMETRO! Yeeei, uma semana de esforço intenso e um centímetro a menos! Estou feliz, é verdade. É uma pequena vitória, até porque não estava muito confiante (dado que como imenso!) mas afinal a coisa até resulta. A ver vamos como continua a correr.

Amanhã vou marcar a próxima consulta na nutricionista - ficará agendada para dia 9 de Junho, altura em que já tenho que ter perdido entre dois a quatro kg. Na verdade, este número assustava-me. É como se fosse uma meta a atingir. E continua a ser, mas agora já não tem tanto o valor do peso perdido, mas sim um valor de peso perdido para ser mais saudável e não necessariamente para ficar mais magra. Creio que esta decisão que tomei tem mudado muito a minha forma de pensar nos últimos tempos. Estou ainda a habituar-me às refeições que faço e aos litros de água que bebo, mas já não me sinto frustrada quando olho para mim e penso "que gorda sou". Já não me sinto frustrada e deixei de ter a auto-estima em baixo. E é impressionante porque não se nota nada. Não noto que tenha emagrecido (nem eu nem ninguém, porque se não já me tinham dito) mas só o facto de ter mudado de atitude e de fazer alguma coisa para que se concretize faz-me sentir uma melhor pessoa. Resultado: a minha vontade de estudar mudou e os meus ritos foram reajustados.

Alguns poderiam dizer que a altura de exames não é a melhor para tomarmos decisões grandiosas como esta. Mas eu penso exactamente o contrário - que é a melhor altura. Termos outro objectivo faz com que não tenhamos sempre a cabeça ocupada com o estudo e faz-nos descontrair. Bem, pelo menos a mim faz. Gostaria que alguém que lesse isto ficasse inspirado a mudar. Porque não é mesmo (omg, lá vem o cliché) uma questão de perda de peso. É uma questão de adquirir um novo hábito que se manterá para sempre. A determinada altura vou deixar de andar com a dietinha atrás para ver o que tenho que comer a seguir (sim, é ridículo, mas ainda não decorei) para criar hábitos - já dizia o nosso amigo Aristóteles - e assim ser feliz.

Enfim, como se pode ver, estou em alta e quero passar-te essa energia. Muda qualquer coisinha e isso dar-te-á um novo alento!
**
Próximo post: Mimesis e Catarsis