segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Musicalidades

É verdade que ultimamente tenho falado muito sobre música neste blog, mas isso tem razão de ser. Por um lado, oiço muito música num site que se chama Stereomood (que eu aconselho vivamente se querem descobrir músicas novas/ter músicas adequadas ao vosso humor) e por isso, ponho a playlist que tem 200 e tal músicas as quais eu não conheço. Por outro, porque quanto mais ouço, mais vou refinando o gosto - no meu caso,a brindo, porque como já disse, ele não muda muito.

Tenho uma pancada enorme por vozes masculinas e roucas. O que é engraçado, sendo eu uma feminista ferrenha - que me dizem que me vai passar e eu espero bem que sim (mas isto fica para outro post, que é um grande assunto) - as vozes femininas deviam agradar-me mais. Mas não. Se são femininas, têm que ser muito suavezinhas, tipo algodão. E mesmo assim, fazem parte das minhas preferidas Nina Simone e Edith Piaf (as velhinhas, eu sei...). Mas não é delas que quero falar. Hoje falo de recentes descobertas que entraram para o meu top. E eu sei, eu sei que são velhinhos outra vez. Mas que fazer? A meu ver têm qualidade e cativaram-me logo.

O que aqui abaixo está é Nick Cave & The Bad Seeds, que por acaso foi a minha mãe que mo apresentou. Literalmente três segundos depois estava a delirar. No final da música, decidi que ia arranjar um álbum dele.


Eu sei que não sou uma crítica musical. Basicamente pouco tenho a dizer sobre as músicas e para mim, se eu gosto, são boas, se não gosto, esquece. Claro que reconheço qualidade em coisas que não aprecio muito, mas nunca fui capaz de a reconhecer em metal, por exemplo, e acredito que possa ter alguma.
Esta próxima não precisa de introduções, mas é de realçar que a minha mãe mostrava-me e eu não gostava. Este ano, não sei porquê, passou a ser dos meus cantores preferidos.


Passou a ser o meu amigo Tom Waits.
Volto a dizer... tenho tanta pena de pouco saber dizer sobre isto... Só espero que gostem.
Próximo post: Mimesis e Catarsis