terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Blogue(s)

Há umas horas estava a ver blogues de filosofia e de professores do secundário que os criam de propósito para os alunos. São realmente interessantes porque às vezes dou por mim nas aulas a falar de determinados assuntos de uma perspectiva bastante séria, sendo que os professores partem do princípio que nós sabemos exactamente do que é que eles estão a falar. E claro que acabamos por ter vergonha de perguntar o que é que está por base daquele assunto, porque isso ia fazer-nos passar por parvos à frente do professor e à frente da turma toda. E claro que ninguém quer isso. Por outro lado, os blogues são uma forma de aprendermos (ou de reaprendermos) sem que ninguém nos julgue. É um bocado 'aprender pela calada'.

Uma vez, estava eu no 11º ano, numa aula de filosofia, quando o professor disse que a memória era a capacidade de esquecer. E por alguma razão, eu nunca mais me esqueci daquilo. Hoje voltei a lembrar-me disto durante todo o dia, mas sem sucesso. Ainda não encontrei uma aplicação a este pensamento. Oh well, parece-me que tenho que me lembrar (ou esquecer várias vezes) até encontrar a situação ideal para dizer esta frase. Nunca vos aconteceu, lembrarem-se de uma coisa mas depois nunca haver a oportunidade de a dizer?

Mas aparte feito, estava eu a falar dos blogues. No outro dia em conversa estavam a dizer-me que um blog é não mais que uma exposição da vida pessoal, à laia de facebook, ou então uma passadeira vermelha por onde nos vangloriamos das nossas coisas. Desta perspectiva, não é assim muito atraente! Eu não creio que seja assim. Um blogue é um espaço de opinião, sem sombra de dúvida, com a possibilidade ou não de interagirmos com os nossos leitores. Devo dizer que o que me faz escrever na internet e não em folhas de papel ou simplesmente no word é só o facto de saber que isto pode chegar a algum lado. E claro que é puro egoísmo, desse ponto de vista. Mas, quero dizer, não me parece que seja um egoísmo prejudicial. Se por acaso o que eu aqui escrevo levar uma única pessoa a reflectir sobre o assunto e a criar a sua própria opinião, então estamos todos bem, não é?
E é isso que os blogues de professores de filosofia do secundário me fazem. Levam-me a reflectir e a não deixar a minha mente parada, ainda que falem de assuntos os quais eu sei por alto mas nunca ninguém se deu ao trabalho de explicar muito bem.
Como sugestão, deixo aqui abaixo alguns links de blogues que me fazem pensar, fazendo votos para que sintam o mesmo que eu:

Ana de Amsterdam - não é de filosofia, mas tem textos bastante bem escritos, assim como uma bela selecção musical
Horas extraordinárias - blog sobre livros e leituras, que também não é de Filosofia
As mulheres e a Filosofia (em inglês) - ok, aqui fiz batota, mas não pude deixar de recomendar este site, porque creio que está extremamente bem estruturado e informativo
Questões Básicas - bom, sei que este nome não é muito apelativo, mas vale a pena entrar e dar uma vista de olhos, já que é de um professor chamado Aires Almeida que também escreve para outro blogue que postarei aqui abaixo.
Crítica na Rede - este sim, é o blogue por excelência da Filosofia, a meu ver. É o melhor que aí anda, em Português e realmente interessado em que os leitores compreendam o que lá está escrito. Com uma organização excepcional, com textos de bolseiros da FCT, em todo o país e fora dele. E tem uma particularidade que me agrada: sempre que contactamos algum autor com alguma dúvida sobre um qualquer texto, ele responde-nos, no máximo em dois dias, sem deixar margem para dúvidas acerca da explicação. Uso-o desde o 10º ano e não me deixa de surpreender sempre que lá vou. Julgo aconselhável para toda a gente de todas as áreas.
Machina Speculatrix - descobri este blog recentemente e vou deixar-vos entrar e descobrir por vocês mesmos. Só digo que é excelente para quem gosta de Robótica e para quem acha que de alguma forma pode relacioná-la com outras áreas (hihihi!).
Antologia do Esquecimento - não me podia esquecer desta relíquia. Está bem que é só um blogue de textos, mas convenhamos, qualquer pessoa gostaria de escrever assim!
Filosofia no Ensino Secundário - este é um blogue de Rolando Almeida, que também escreve para o Crítica na Rede, mas direccionado para o secundário. Não creio que seja um blogue excepcional e julgo que os seus textos são incrivelmente melhores, aliás, sem a mínima comparação, no Crítica, no entanto continuo a visitá-lo porque tem qualidade e sugere livros com as respectivas críticas do autor.
A Livreira Anarquista - MEU DEUS! Que barrigadas de rir que tenho com este blog, de verdade! Houve uma vez que estava sozinha e ri até às lágrimas com as histórias que conta. Um humor inteligente e atraente. Por favor, este é mesmo indispensável, não deixem de visitar.
O cheiro dos livros - este blogue é bastante conhecido, eu creio, mas de qualquer forma não podia deixar de o postar aqui. Tem a vantagem de ser actualizado diariamente, que é uma coisa que eu prezo muito (acho que já deu para reparar! hihi!).
Beijo de Mulata - creio que este é o blogue mais sincero e honesto de toda esta lista. É de uma médica que está em voluntariado em África e que vai contando as suas 'aventuras'. Dedicado especialmente às minhas amigas de medicina que têm este sonho :)
Próximo post: Mimesis e Catarsis