quarta-feira, 18 de abril de 2012

Gótico ou gótico?

No outro dia pensava por que estúpida razão seria que associamos o termo 'gótico' a pessoas vestidas de preto, com aspecto mais ou menos duvidoso e, a título pessoal, a pessoas que metem um medo dos diabos. Literalmente. Afinal se é um estilo de arte ocidental, que raio de volta foi dada para que isso acontecesse?

Antes de entrar em pormenores, acabo de me lembrar que o termo 'medieval' também é pejorativo, quando na verdade foi na época medieval que surgiram as primeiras universidades e houve uma série de avanço filosófico e artístico o qual é totalmente ignorado. 
Mas voltando ao gótico, eu lembro-me sempre daquelas catedrais imensas e de gárgulas. O que eu não sabia é que um senhor dado pelo nome de Giorgio Vasari achou que 'ah e tal, este novo estilo contrasta demasiado com os ideais Renascentistas e não serve. É o oposto da perfeição, é o estilo dos vândalos, dos bárbaros, os safadões.'
E pronto, está explicada a correlação. 

Apontamento final: o Mosteiro da Batalha é o ícone do gótico em Portugal, que depois foi sendo substituído pelo estilo Manuelino, que acaba por misturar o estilo gótico com o estilo renascentista (ah-ha Giorgio! Somos originais!).
Memórias do 5º ano e da 'fssôra Elsa. 


Próximo post: Mimesis e Catarsis